A gente sempre acha que os nossos problemas são os maiores e as nossas escolhas as mais difíceis. Ontem assisti na Tv uma reportagem sobre mulheres que serviam de "mula" (transportar droga) e hoje se encontram presas em Caracas, Venezuela.
Muito triste. Na verdade chocante. Garotas de 29,28,26 e mulheres de 45,50,40 anos. De varias nacionalidades: holandesa,sueca, italiana, colombiana, jamaicana e por ultimo aparece uma brasileira. Garota bonita, simpatica, pelo sotaque acho que de Minas Gerais. Falou que trasportou a primeira vez um kg de cocaína, do Brasil até Roma. Passou normal, sem problema algum. Ganhou 5 mil euros. Aproveitou e fez uma porçao de compras em Roma, se divertiu na cidade e foi embora satisfeita. Dai veio a segunda vez, 10 mil euros se ela passasse com 2 kg de cocaína. Falou que fez logo os planos, compro carro, uma casinha,bla,bla...
Foi pega. Esta cumprindo pena nessa prisão em Caracas há dois anos, deve passar ainda 6 anos presa pra poder voltar ao Brasil. Uma outra, italiana falou que um cara ofereceu de pagar as ferias dela em Caracas e mais 5 mil euros se ela passasse com 3 kg de cocaína. Foi pega no aeroporto na hora de embarcar, os policiais disseram que se ela pagasse 15 mil euros a deixariam ir embora. Ela nao tinha o dinheiro foi presa. Detalhe: os 3 kg de cocaína eram na verdade 13 kg. Vive esperando a hora de rever a mãe, de voltar pra Itália. E enquanto isso tem um namorado venezuelano que vai sempre visita-la na prisão.
Sabe, foi estranho ver essas garotas naquele ambiente, longe da família, sem nenhuma referencia...E tudo isso por uma escolha errada. Muitas vezes pela simples falta de alguém que diga:" nao, vc nao vai fazer isso. Isso é perigoso!"
Eu ja provei algumas drogas. Sempre viajei muito, sempre tive o meu "que" de rebeldia. A minha "sorte" é que nao tenho predisposiçao nenhuma às drogas. Assim como usava, pouco depois nao me interessava mais. Mas conheci pessoas que se viciaram rapidamente. Acho que droga é coisa "antiga", fora de moda, muitas pessoas se drogam pra fugir da realidade, mas pra que fugir da realidade se quando vc "retorna" esta tudo igual? O importante é manter-se lucido e resolver a situaçao...
Sei la, é um assunto muito delicado. Nao tenho nenhuma competencia pra falar, mas fiquei tão triste com a reportagem.
Inútil seria pedir aos jovens para nao usar pq faz muito mal. Inteligente seria encontrar uma forma de conversar com os jovens sem impor, sem exigir que eles façam isso ou aquilo...Encontrar uma forma de ser entendido, e nao entendo pq até hoje isso nao foi feito com tanta cabeça pensante pelo mundo e tanto dinheiro gasto!!!